10 produtos Açorianos que tem que provar

10/29/2015 , 5 Comments

Os produtos dos Açores têm um sabor diferente, único! Veja as nossas sugestões e sinta o sabor verdadeiramente açoriano!
Kima maracujá e laranjada, bebidas gasificadas produzidas em São Miguel.

Créditos: www.companhiadosacores.pt


Pimenta da Terra é uma pasta ou massa feita de malagueta, de cor vermelha, com sabor intenso e picante. É utilizada em guisados, fritos, sopas, e enchidos.
Créditos: www.deliportugal.com

Existem licores para todos os gostos, feitos com frutas locais!  Há licor de ginga, de amora, de maracujá e também o Chico Maria e o Lajido. Destacam-se também os licores de natas dos Açores, produzidos artesanalmente em São Miguel, os licores da Ilha do Pico e da Ilha Graciosa

Creditos: www.companhiadosacores.pt

Bolo de massa sovada é um pão doce feito com manteiga, ovos, leite e açúcar. No entanto, podem encontrar-se diferentes receitas de uma ilha para a outra. Tradicionalmente, é servido na altura das festividades religiosas.

Créditos: www.docesregionais.com

Vinho
O território açoriano, influenciado pelo solo vulcânico e pelo Atlântico, é propício a vinhos brancos secos e vinhos fortificados, que obtém uma boa acidez.
Créditos: acores-quiosques-turismo-artazores.blogspot.com

O ananás dos Açores tem um aroma e sabor únicos! Demora cerca de 18 meses a crescer numa estufa de madeira e vidros pintados com cal.



Queijos
O Queijo da Ilha (São Jorge) talvez seja o mais conhecido, mas em todos as ilhas há produção própria. Há queijo para todos os gostos, de vaca, de cabra, mais amanteigados, mais secos ou mais picantes!



Bolo Lêvedo
Bolo Levedo é um bolo doce anteriormente produzido em todo o arquipélago. Hoje, é conhecido por ser uma das especialidades do vale das Furnas, na ilha de São Miguel.

Chás 
A única Plantação de Chá da Europa é a de São Miguel e foi trazida para a ilha em meados do século XIX. Hoje, duas fábricas ainda trabalham e produzem chá preto e verde, continuando a utilizar as mesmas técnicas tradicionais.

Créditos: Infopédia

Compotas
Feitas artesanalmente e com as frutas locais, como goiaba vermelha, araçal, figo, maracujá vermelho, de meloa, butiá, nespera, baguinha, amora silvestre ou uva de cheiro. São de comer e chorar por mais!

Créditos: www.companhiadosacores.pt

5 comentários: