Brianda Pereira

Brianda Pereira foi uma mulher açoriana elevada pela historiografia da Batalha da Salga e dos acontecimentos que a rodearam ao papel de heroína da resistência da ilha Terceira contra Filipe II de Espanha.
Conta o povo que enquanto as Terras Lusitanas já estavam sobre o domínio de Filipe II de Espanha, a ilha Terceira continuava a resistir ao domínio Espanhol.

A 25 de Julho de 1581, no contexto da luta entre partidários de Filipe II de Espanha e D. António I de Portugal, a tropa castelhana desembarcou na Baía da Salga. As forças Espanholas de imediato incendiaram as searas e casas existentes nas imediações. Reza a história que o povo Português junto de Brianda Pereira ao ver os soldados castelhanos tomarem posse de todo o território, tomaram a iniciativa de enviar o gado bravo da ilha sobre os Espanhóis conseguindo-os vencer. 
"Monumento a Brinda Pereira, Baía da Salga, Angra do Heroísmo, Açores" por José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa via Wikimedia Commons
Foram escritas e representadas algumas centenas de peças de teatro popular e danças de Carnaval tendo como assunto a acção de Brianda Pereira. No Porto Judeu Brianda Pereira deu o nome a uma das escolas (no Caminho da Cidade, desta freguesia, hoje extinta) e a uma das sociedade recreativas - Brianda Pereira - com filarmónica e Teatro.

Detalhe do Monumento a Brinda Pereira


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brianda_Pereira

0 comentários: