Inhame Cozido

O Inhame é um tubérculo muito usado nos Açores como acompanhamento nas refeições. Vulgarmente conhecido como “coco” nas ilhas do Pico, Faial e S. Jorge, pode comer-se de várias maneiras mas sempre cozinhado. Em São Miguel dão o nome de «minhotos» aos inhames pequenos. 
Para os arranjar, a maior parte das pessoas usa luvas, pois os inhames provocam picadelas e comichão. Dizem que estas desaparecem assim que a água de os cozer começa a ferver.

Ingredientes:

1 kg de inhames

Preparação:

Lavar os inhames em água corrente esfregando-os com uma escova para os limpar bem da terra.

Colocar os inhames num tacho, cobertos de água temperada com sal. Levar a cozer em lume brando, devendo a água evaporar completamente. Voltar a cobrir com água, que deve ferver até evaporar como a anterior. 
Diz-se que para ficarem bem cozidos, os inhames devem secar três vezes a água. No entanto há quem os coza longamente acrescentando a água à medida que se vai evaporando e há ainda quem os coza na panela de pressão (1 hora e meia). 
Depois de cozidos, descascar e servir quentes ou frios como acompanhamento ou ainda cortados às rodelas grossas e fritos em óleo bem quente. 
São um bom petisco com chouriço assado ou frito. 
Há também quem coma o inhame com açúcar ou melaço.
Os antigos comiam-no com “sopas de leite” (com o pão, leite e inhame) ou mesmo só com leite.


0 comentários: