Queijadas de Vila Franca do Campo (S. Miguel)

De origem conventual, do antigo convento situado em Vila Franca do Campo e são dos doces mais procurados na ilha de São Miguel. Quer aprender a fazê-las em casa, continue a ler!

credits: delilicias.blogspot.pt


Ingredientes

Para a massa
250 g de farinha
1 ovo inteiro
meia colher de sopa de banha
1 colher de sopa rasa de manteiga
1 colher de sobremesa de açúcar
½ colher de café de sal


Para o recheio
2 litros de leite cru
Coalho (compra-se nas farmácias e vende-se liquido ou em pó)
6 gemas
1 clara
250 g de açúcar
1 colher de chá de manteiga
1 colher de sopa rasa de farinha
açúcar em pó (açúcar inglês ou de confeiteiro)



Preparação 

De véspera preparar o recheio:

  • Aquecer ligeiramente o leite e juntar o coalho nas proporções indicadas na embalagem. Abafar o recipiente e, sem lhe mexer, deixar coalhar. Retirar o coalho para dentro de um pano e espremer para sair o soro de modo a obter uma massa bem seca. Amassar este coalho para ficar muito fino.
  • Juntar as gemas, a clara, o açúcar, a manteiga e a farinha, misturar e levar a cozer em lume brando até levantar fervura. Retirar do calor e depois de arrefecer um pouco passar por uma peneira. Conservar no frigorífico.

No dia seguinte preparar a massa:
 
  • Amassar os ingredientes indicados acima com um pouco de água morna de modo a obter uma massa que se possa estender. Embrulhar num guardanapo e deixar descansar.
  • Com o rolo e um polvilho de farinha estende-se a massa muito fina.
Com um copo ou um corta-massas cortar a massa em circunferências com 12cm de diâmetro. Em seguida, no centro de cada circunferência colocar um montinho do recheio preparado. Ajeitar este recheio e com um palito de madeira puxar a massa para cima, encostando-a ao recheio e fazendo como que uma caixa canelada.

À volta de cada queijada colocar uma tira de papel vegetal com cerca de 2 cm de altura e prender com um alfinete. Em alternativa pode colocar a massa em forminhas de tarte pequenas, com fundo falso.

Levar as queijadas a cozer em forno médio e, depois de cozidas, polvilhar a superfície com açúcar em pó.

0 comentários: