Bolo de Massa Sovada

Os bolos de massa sovada são um doce regional dos Açores, estando sempre presentes nas Festas do Espírito Santo, em todas as Ilhas, embora com algumas diferenças na receita.  Este típico pão doce açoriano é feito utilizando farinha, ovos, manteiga, açúcar e leite, sendo tradicionalmente cozido em forno de lenha depois de a massa levedar. Antes de levedar, a massa é bem amassada, ou seja, sovada, e daí o seu nome.



INGREDIENTES:
Para o fermento: 
1 batata grande
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
20 g de fermento de padeiro, mais 125 g de farinha (aprox.)
Para a massa:
1 kg de farinha de trigo
250 g de açúcar
1 colher de sopa de canela
6 ovos
250 g de manteiga


PREPARAÇÃO:
De véspera prepara-se o fermento. Coze-se a batata com a pele, pela-se e reduz-se a puré. A este puré junta-se o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna (não quente). Adiciona-se farinha de trigo em quantidade suficiente para se obter uma massa de consistência média. Abafa-se e  deixa-se levedar durante a noite.
No dia seguinte de manhã peneira-se a farinha (1 kg) para um alguidar juntamente com o açúcar e a canela. Faz-se uma cova no meio e deitam-se aí os ovos, batendo-os sem os misturar com a farinha.
Junta-se a manteiga derretida (mas não fervida) e finalmente a massa de fermento. Amassa-se tudo até a massa fazer bolhas e se soltar do alguidar. Tapa-se, abafa-se e deixa-se levedar durante algumas horas. Geralmente prepara-se a massa de manhã e coze-se ao fim da tarde.
Tiram-se bocados de massa do tamanho que se desejar; estes bocados, ao serem tirados e mexidos, esticam. Dobram-se.
Colocam-se sobre toalhas empoadas com farinha e depois de levedarem um pouco pincelam-se com leite.
Levam-se a cozer em forno forte.




Fonte: www.portugal.gastronomias.com

0 comentários: